Domingo, 18 de Fevereiro de 2007

Dou-te 10 razões para escolheres Linux

Retirado de http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/02/dou-te-10-razes-para-escolheres-linux.html

Desenvolvido pelo Linus Torvalds em 1991, o Linux é um sistema operativo (SO) que é pertença de nós todos e tem milhões de felizes utilizadores em todo o Mundo. E lá por ser grátis não significa que seja de inferior qualidade que outros SO's! Bem pelo contrário! De todos os lados, sejam civis ou militares, sejam do ambito particular ou do ambito governativo, sejam empresas de pequena dimensão ou as grandes multinacionais, todos ficam impressionados com o poder e riqueza do Linux e cada vez mais há utilizadores a preferirem este SO.
Mudar de SO é trabalhoso, mas este pocesso único de mudança é claramente inferior a manter um sistema com BSODs, janelas congeladas, crashs, vírus, dados perdidos e muito spyware. Nós não estamos destinados a passar 1/4 das nossas vidas a instalar, desinstalar, re-instalar tudo, desde SO a programas básicos passando por ferramentas antivírus, ou a fazer reboots. E todos os que estão a passar por isto, convido-vos a fecharem as "janelas" e migrarem para o GNU/Linux e vivam felizes. E ainda vos dou algumas razões:


  • LIBERDADE
Sem dúvida é a razão número 1 para muitos utilizadores. O GNU/Linux deixa-te fazer tudo o que queiras com o seu software, mas este não é o único aspecto. O GNU/Linux liberta-te de upgrades não desejados tal como de upgrades pagos. Esta preciosa liberdade não te custa um centimo! Podes fazer o download duma distro pela internet ou arranjar um CD seja numa revista ou através dum amigo, sem que te tenhas de preocupar com licenças ou outros direitos autorais, porque o GNU/Linux vem com a licença GNU General Public License. É por isto que o Linus e uma imensa comunidade que trabalha para fazer o Linux ainda melhor, tem tantos admiradores.

  • ESTABILIDADE
Com o GNU/Linux o teu computador não congela ou fica lento por causa de problemas de memória. Ele tem uma alta perfomance na gestão de memória e pode estar anos a trabalhar sem ter problemas. Isto significa um controlo completo do SO e o acabar com o desespero do Ctrl+Alt+Del. Problemas aparecerão apenas com falhas de hardware. A excelente estabilidade é outra das razões que atraiem muitos utilizadores.

  • SEGURANÇA
Nenhum SO bate o GNU/Linux quando se fala em segurança! O design do Linux é bastante diferente do do Windows. O facto do código fonte do Linux ser aberto nem sequer é uma desvantagem, antes pelo contrário, acaba por ser uma séria vantagem já que milhões de programadores por esse mundo fora contribuiem com a deteção e reparação de bugs tão rapidamente quanto possível. Por isso o GNU/Linux tem-se tornado melhor de dia para dia. Para mais informações sobre segurança em Linux e Windows, visite o The Register.

  • GESTÃO DE REDE EFICIENTE
Uma das capacidades mais faladas é a eficiência na gestão de redes (networking). Com o Linux podem-se ter altas perfomances e é reconhecido pela sua robustez, até porque suporta diferentes protocolos que incluiem TCP/IP, ISPX/SPX, ISDN, PPP, SLIP, PLIP, Apple Talk Protocol Suite, etc...

  • FÁCIL INSTALAÇÃO
O GNU/Linux tem vários distros à disposição de todos como: Fedora, OpenSuse, Mandriva, Ubuntu, etc. Podes escolher qualquer versão e o melhor é que na maior parte delas, os procedimentos de instalação são simples, o que te dá o poder de decidir o que queres fazer com o teu PC.

  • FLEXIBILIDADE
É outra das maravilhas do Linux. Podes personalizar o sistema tanto quanto o que quiseres para teres o teu PC à tua maneira. O Linux deixa-te fazer tudo o que sempre quiseste!

  • UPGRADES GRÁTIS
Ah, pois! Existe uma enorme comunidade que trabalha para aumentar as capacidades e o poder do Linux. É esta a verdadeira essência do open source. Com tantos crânios juntos a trabalharem, os resultados são impressionantes. Qualquer upgrade está disponível na internet. Se a configuração estiver correta, os programas e aplicações não precisam de ser reinstaladas quando fazes o upgrade do Linux.

  • OPTIMIZAÇÂO DO DISCO RÍGIDO
No Windows a perfomance vai baixando enquanto vais usando o disco rígido, no Linux é usado cada pedacinho do disco e continuará sempre com a mesma perfomance. Apenas serás avisado quando deixares de ter espaço livre em disco.

  • SUPORTE TÉCNICO SUBERBO
Em 1997, a Infoworld premiou o Linux como o "Product of the Year for Best Technical Support". Como já o disse, o GNU/Linux tem uma imensa e activa comunidade de utilizadores, desenvolvedores e programadores, etc, sempre prontos a darem uma mãozinha. Se tiveres algum problema, vais à net, procura e vê se o teu problema já foi respondido antes, e se não o foi, junta-te a um fórum de Linux e coloca lá a tua questão que a comunidade te responderá.

  • É A ESCOLHA DOS GIGANTES
A popularidade e o poder do Linux pode ser calculado pelo facto de que é a escolha dos gigantes. Google, IBM, HP, Cisco, Panasonic, Royal Dutch/ Shell apenas são alguns poucos nomes de quem usa Linux, sem falar em áreas de vários governos que poupam imenso em licenças que posteriormente usam esse dinheiro em beneficios para a população.

Falei em 10 razões mas existem muitas mais que levam muita gente a escolherem o Linux e que tambem são muito importantes, como as capacidades de multitasking, escalabilidade ou a fácil administração remota. Poupa dinheiro usando o produto preferido dos experts, a escolha é tua.

Qual é a tua razão de escolheres o Linux?
publicado por laborim às 22:40
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim

pesquisar

 

Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

posts recentes

Coincidências

10000 dias

Last.fm

Incomodado

Porque é que não actualiz...

Ubuntu geek

Preocupação com vírus

Dou-te 10 razões para esc...

O que se tem passado?

STCP

arquivos

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Março 2006

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

tags

todas as tags

links

as minhas fotos

The Ubuntu Counter

The Ubuntu Counter Project - user number # 5876

Meebo.com

Referer

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

Last.fm

laborim's Profile Page

Ubuntu 7.10

KDE 4

KDE 4.0 Release Counter
blogs SAPO

subscrever feeds